Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estudantes vaiam Dilma por defender governadora do DEM

Ignorada após pedir 'respeito' para Rosalba Ciarlini, presidente repreende plateia: 'Isso é feio'

Petista volta a defender o programa Mais Médicos e disse que pacientes querem 'atendimento humano'

AGUIRRE TALENTO ENVIADO ESPECIAL A CEARÁ-MIRIM (RN)

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada ontem por estudantes ao defender a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), em um ato do governo federal em Ceará-Mirim (na região metropolitana de Natal)

A situação se deu após Rosalba ser vaiada do início ao fim de seu discurso de sete minutos durante o evento.

Ao discursar, Dilma pediu "respeito" à governadora. "A gente pode discordar delas [das pessoas], mas tem que deixá-las dizer o que pensam. Vamos respeitar a governadora que está aqui", afirmou, recebendo vaias. "Isso é feio", continuou Dilma.

O coro permanente de reprovação à governadora provocou constrangimento na cerimônia de inauguração de três unidades do IFRN (Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte) e de formatura do programa federal de ensino técnico.

Rosalba interrompeu seu discurso diante do barulho das vaias. Estudantes apontavam o polegar para baixo e gritaram "fora" ao fim da fala da governadora.

"Cidadania é respeito, ninguém respeita quem não te respeita", disse a presidente em discurso após o episódio. Salvo o momento em que tentou defender Rosalba, Dilma foi aplaudida.

Rosalba ostenta baixos índices de aprovação e um governo em crise financeira. Em julho, Rosalba anunciou que a arrecadação do Estado tinha ficado abaixo do previsto e determinou um corte linear de 10,74% no orçamento de todos os Poderes, o que motivou uma crise com o Legislativo e o Judiciário.

Desde agosto, seu governo vem enfrentando uma onda de greves de servidores públicos.

Segundo pesquisa Consult/Band divulgada no mês passado, a governadora do DEM é desaprovada por 83% da população.

MAIS MÉDICOS

Em entrevista a rádios locais antes do evento, Dilma voltou a defender o programa Mais Médicos e disse que os pacientes querem que o "atendimento seja humano".

"As pessoas se queixam ter um atendimento para agendar e que vai demorar muito porque não tem médico lá no posto de saúde, e querem também que esse atendimento seja humano [...]. Uma das pessoas, inclusive, me disse: "O médico não me toca". [...] Pelo menos meu médico sempre me apalpou, olhou coração, olhou garganta, essas coisas todas", afirmou Dilma.

Em seu discurso em Ceará-Mirim, Dilma elogiou o educador Paulo Freire, que aplicou seu método pela primeira vez "no Rio Grande do Norte": "Paulo Freire disse uma coisa: Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem a educação tampouco a sociedade muda'".

A presidente também elogiou seu antecessor, Lula, que se formou pelo Senai: "Eu quero dizer para vocês: valorizem, valorizem esse diploma, e não parem aí".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página