Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada em cima da hora

Mostra de Cinema começa no próximo dia 18, em São Paulo

Diretora do evento reivindica direito de manifestação do festival pela diversidade dos pontos de vista da arte

Secretário de Cultura anuncia sessão extra ao ar livre do clássico 'O Circo', de Chaplin, no vale do Anhangabaú

DE SÃO PAULO

A 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi lançada oficialmente ontem, no CineSesc, em um clima pacífico, bem diferente do Festival do Rio, que vem sofrendo com os vários protestos na capital carioca.

Durante a entrevista de apresentação do festival, que ocorre entre 18 e 31/10 em diversos cinemas paulistanos, a diretora do evento, Renata de Almeida, explicou que "teme" protestos semelhantes em São Paulo, mas que a própria Mostra é uma "manifestação de vários pontos de vista".

"Todos têm o direito de se manifestar, mas não podem impedir a manifestação, porque vai para o lado do fascismo. Espero que também nos deixem manifestar", pede Renata de Almeida.

A programação completa foi revelada, inclusive o filme de encerramento, "Que Estranho Chamar-se Federico - Scola Conta Fellini", do italiano Ettore Scola, 82, que também receberá uma homenagem, mesmo que não esteja presente no Brasil.

"Ele não viaja mais [por causa da idade] e a resposta do convite foi um não', mas ainda estamos tentando trazê-lo", explica a diretora.

CINEMA AO AR LIVRE

Embora o documentário sobre Federico Fellini termine a Mostra em 31/10, o secretário municipal de cultura, Juca Ferreira, revelou que uma sessão especial ao ar livre do clássico "O Circo" (1928), de Chaplin, será apresentada no vale do Anhangabaú, no dia seguinte, com acompanhamento de orquestra do Teatro Municipal.

"Esse tipo de evento humaniza a cidade", conta Renata, que também citou a projeção gratuita do filme alemão "Nathan, O Sábio" no Parque do Ibirapuera, em 26/10.

"A primeira vez que tive contato com a Mostra, o que chamou a atenção foi a quantidade de longas e de filmografias que não circulam no circuito comercial. O evento tem uma relevância enorme", fala Ferreira.

Entre os destaques de festivais internacionais, há o romeno "Child's Pose", vencedor do Urso de Ouro em Berlim, o grego "Miss Violence", direção e ator em Veneza, e "Inside Llewyn Davis", longa dos irmãos Coen que foi o Grande Prêmio do Júri em Cannes e escolhido para abrir a Mostra de São Paulo.

O evento também trará pela primeira vez ao Brasil uma retrospectiva do cineasta Stanley Kubrick, de "O Iluminado" (1980) e "Laranja Mecânica" (1971), com direito a uma exposição no Museu da Imagem e do Som com objetos de cenas e documentos pessoais do diretor.

Há sessões dedicadas ao cinema coreano, com a presença do cineasta Chan-Wook Park, de "Oldboy" (2003), e ao diretor filipino Lav Diaz, conhecido por ter um cinema contemplativo.

Os pacotes de ingressos para o evento começam a ser vendidos a partir do próximo sábado e variam entre R$ 410 (permanente integral) e R$ 175 (pacote com 20 ingressos). Assinante da Folha tem 15% de desconto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página