Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para Lula, oposição age como nos Estados Unidos

A jornal argentino, ex-presidente compara fim da CPMF com briga política de Obama

DE SÃO PAULO

Em entrevista publicada ontem no jornal argentino "Página 12", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a oposição brasileira aos integrantes do Partido Republicano, opositores do presidente democrata Barack Obama nos Estados Unidos.

Referindo-se ao fim da CPMF [conhecido como imposto do cheque], derrubado pela oposição no Congresso em 2007, Lula afirmou que Obama enfrenta a mesma resistência dos republicanos ao propor uma reforma no sistema de saúde do país.

"A oposição a meu governo terminou com um imposto [CPMF]. Eram R$ 40 bilhões por ano para a saúde. Acreditavam que iriam me prejudicar. Não foi assim. Saí do governo com aprovação de 87%. O problema é que prejudicaram o povo brasileiro. Se parece com a lamentável intransigência da oposição norte-americana ao projeto de saúde proposto pelo presidente Barack Obama."

Na entrevista, Lula ainda comentou a onda de protestos que tomou o país em junho. "Há uma nova geração, mais educada e exigente. É bom, em geral, que o povo exija mais. Cabe aos políticos escutar as demandas e trabalhar ainda mais".

Lula chegou ontem à Argentina, onde hoje recebe título de doutor honoris causa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página