Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Músico pediu que livro de entrevistas suas não saísse

DE SÃO PAULO

Há dois anos, Sérgio Cohn, da Azougue Editorial, tentou reunir em um número da série Encontros, de conversas com personalidades da cultura, dez entrevistas concedidas por Chico Buarque ao longo de sua trajetória.

Mas o músico recuou da ideia, e o projeto foi abortado, como noticiou a Folha em 8 de outubro de 2011.

Os contratos estavam firmados, e o trabalho, adiantado, quando o organizador, Eric Nepomuceno, informou ao editor que Chico não queria mais a publicação.

Cohn decidiu seguir com o processo de edição ao ouvir da secretária do compositor, Márcia Leitão, que Chico estava ocupado com o show e que o livro podia ser impresso, pois estava contratado.

Nepomuceno, amigo do artista, porém, se recusou a seguir com o trabalho. Segundo disse à reportagem na ocasião, isso lhe parecia uma imposição "truculenta" contra a vontade do retratado.

Márcia Leitão voltou atrás, invocou a vontade de Chico e pediu que o livro não saísse.

Na época, o assessor de Chico, Mario Canivello, afirmou que o compositor não queria o livro porque o achava "deprimente", com entrevistas distantes do contexto histórico --metade delas havia sido concedida durante a ditadura militar.

Cohn viu o que Nepomuceno chamou de "desistência" como "veto dissimulado" e afirmou que esperava de Chico uma autorização explícita, que nunca veio. Desde então, não houve nenhuma mudança no quadro.

"O contrato está vencido e não tenho intenção de retomar o projeto", disse o editor ontem à Folha, por e-mail.

A maior parte dos livros sobre Chico Buarque à disposição no mercado se concentra na análise de suas canções. Poucos se debruçam sobre a vida do compositor.

O título que mais se aproxima de uma biografia é um breve volume feito pela jornalista Regina Zappa, autora de outros livros sobre Chico e, com Gilberto Gil, do recente "Gilberto Bem Perto" (Nova Fronteira).

"Chico Buarque", escrito para a série Perfis do Rio e lançado pela Relume Dumará em 1999, está esgotado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página