Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Câmara analisa mudanças em processo civil

Proposta prevê alteração nos prazos e procedimentos que regulam a tramitação de ações

DE BRASÍLIA

A Câmara dos Deputados pode votar hoje uma reforma no Código de Processo Civil, que reúne normas relacionadas à tramitação de todas as ações de direito de família, do trabalho, do consumidor, além de ações de indenização, entre outras.

O código, de 1973, regula procedimentos tais como prazos e recursos cabíveis em processos de natureza civil e a forma como os juízes e as partes devem tratar a ação.

Como o projeto da reforma passou por modificações em uma comissão da Câmara, o texto terá de voltar para análise no Senado caso seja aprovado pelos deputados.

Segundo líderes da Câmara ouvidos pela Folha, há consenso sobre a maior parte da reforma.

Cobrado por internautas por meio das redes sociais, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse acreditar que a votação será "resolvida" hoje.

"Devendo mesmo essa votação a vocês. Pauta sempre adiada. Mas terça votamos", afirmou Alves.

A pauta de votações, no entanto, ainda depende da reunião de líderes da Casa.

Uma das principais medidas da reforma é a previsão para que as causas sejam julgadas por ordem cronológica, evitando que causas antigas fiquem sem julgamento. Cada juiz terá que ter uma lista pública informando os processos que estão prontos para receber sentença, conforme o texto.

Outro ponto do projeto prevê a criação do chamado instituto de resolução de demandas repetitivas, que estabelece um sistema para que várias ações iguais sejam decididas de uma só vez.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página