Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Folha ganha Prêmio Esso em duas categorias

Jornal venceu em foto e reportagem em educação; 'TV Folha' e Folha Transparência receberam distinções especiais

Grande Prêmio foi conquistado pelo 'Zero Hora' com a reportagem 'Os Arquivos Secretos do Coronel do DOI-Codi'

DE SÃO PAULO

A Folha venceu em duas categorias na 58ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo, principal premiação do gênero no país, e recebeu ainda duas distinções especiais.

A imagem "PM ferido afasta agressores", publicada na "Primeira Página", venceu o Prêmio Esso de Fotografia. O autor é Victor Dragonetti Tavares, o Drago, do grupo SelvaSP. A foto foi veiculada com exclusividade pela Folha.

O trabalho "Atratividade e Resultados das Políticas de Cotas nas Universidades Públicas Brasileiras", da repórter especial Érica Fraga, venceu o Prêmio Esso de Educação.

O projeto Folha Transparência foi eleito a "Melhor Contribuição à Imprensa", distinção dividida com a "Revista de Jornalismo ESPM".

A cobertura dos protestos de junho pelo "TV Folha", assinada pelo editor Fernando Canzian, o diretor João Wainer e a equipe do programa, exibido na TV Cultura, foi considerada a "Melhor Contribuição ao Telejornalismo".

O Prêmio Esso na categoria principal foi concedido à reportagem "Os Arquivos Secretos do Coronel do DOI-Codi", do jornal "Zero Hora".

O trabalho "Na Mira dos EUA", sobre a espionagem de brasileiros pelo governo americano, do jornal "O Globo", ganhou o prêmio de Reportagem. O diário venceu ainda nas categorias Informação Econômica ("Uma Década de Bolsa Família") e Informação Científica, Tecnológica e Ambiental ("Paraíso Sitiado").

A série "As Crianças e a Tortura", da TV Record, venceu na categoria Telejornalismo.

O prêmio de Primeira Página foi para "Oscar Niemeyer", do jornal "Estado de Minas". Na área de criação gráfica venceram os trabalhos "Planeta Seca" (jornal "O Povo") e "O que Comem os Atletas" (revista "Superinteressante").

Os prêmios regionais foram para "Jornal do Commercio" (Nordeste), "Correio Braziliense" (Centro-Oeste), "Gazeta do Povo" (Sul) e a revista "Brasileiros" (Sudeste).

O Prêmio Esso existe desde 1955 e é promovido pela empresa petroquímica ExxonMobil. A Folha soma 11 vitórias na categoria principal.

As quatro últimas ocorreram em 2005, com entrevista de Renata Lo Prete que revelou o mensalão; em 2008, com reportagem de Elvira Lobato sobre a Igreja Universal; em 2011, com a série de José Ernesto Credendio, Andreza Matais e Catia Seabra sobre o patrimônio de Antonio Palocci; e em 2012, com a série sobre a queda de Ricardo Teixeira, de Sérgio Rangel, Filipe Coutinho, Julio Wiziack, Leandro Colon e Rodrigo Mattos.

Nas demais categorias, a Folha já ganhou 36 prêmios.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página