Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Campos faz maratona para encontros com investidores em SP

No vácuo da insatisfação do mercado com Dilma, governador acena a empresários

DAVID FRIEDLANDER DE SÃO PAULO

No vácuo da insatisfação de banqueiros e empresários com a presidente Dilma Rousseff, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), está se desdobrando na tentativa de fazer novos amigos e ganhar credibilidade junto ao empresariado paulista.

Provável candidato do PSB à Presidência no ano que vem, ele passou o dia ontem em São Paulo, onde tomou café da manhã, almoçou, fez o lanche da tarde e jantou com banqueiros e empresários.

Diante de um público que reclama do tamanho dos gastos e da falta de rumo do governo, Campos apresentou um discurso sob medida. Disse que o governo precisa aplicar melhor os recursos que tem, falou em meritocracia no serviço público e mostrou entusiasmo por parcerias com o setor privado para os investimentos em infraestrutura.

O governador cutucou Dilma algumas vezes nas reuniões com banqueiros e investidores. "Ele disse que a presidente tem mania de querer taxar o lucro, mas não quer ser responsável se houver prejuízo. Disse também que dá para governar com metade dos ministérios que existem hoje", disse à Folha um participante de dois encontros.

"Eduardo Campos está claramente tentando se apresentar como um político confiável aos olhos do mercado, e ocupar um espaço que a presidente Dilma deixou para trás", disse um banqueiro que esteve recentemente com o governador de Pernambuco.

A maratona de encontros de Campos começou ontem num café da manhã com empresários da Sociedade Rural Brasileira. Depois, ele almoçou com executivos e convidados do Banco Pine e deu uma palestra para clientes do banco Credit Suisse.

À noite, ele tinha um jantar marcado na casa do banqueiro José Berenguer, do JP Morgan, para encontrar presidentes de bancos estrangeiros com operações no Brasil.

Essa foi a segunda vez que o governador esteve em São Paulo para encontros com empresários. De acordo com seus assessores, suas despesas foram pagas pelo PSB.

Para o mês que vem, está previsto um encontro com clientes do banco de investimento BR Partners.

Na semana passada, Campos teve uma primeira reunião com o setor financeiro, na associação que representa bancos de pequeno e médio porte. Mas sua principal missão foi encarar lideranças do agronegócio, na tentativa de desfazer o mal estar em relação a sua nova aliada, a ex-senadora Marina Silva, vista como uma inimiga pelo setor.

A própria Marina tem se movimentado para atenuar a resistência do empresariado a seu nome. Na semana passada, ela teve um café da manhã na sede do banco Itaú BBA com empresários.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página