Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cabral volta a usar helicóptero oficial nos fins de semana

Governador viajou com família e diz que usa meio de transporte por ameaça do tráfico

DO RIO

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), voltou a usar o helicóptero oficial para passar os fins de semana com a família em sua casa de veraneio em Mangaratiba, no litoral sul do Estado.

Relatórios de voo publicados ontem pelo UOL mostram que ele tem levado a bordo a mulher, Adriana Ancelmo, os dois filhos do casal e a babá que cuida do caçula.

Questionado sobre o uso da aeronave pública para fins particulares, o governador disse agir por motivos de segurança e se declarou ameaçado pelo tráfico.

"Infelizmente, o fato de ser governador me impõe [restrições] para enfrentar a segurança pública, a marginalidade, o tráfico de drogas", disse, em solenidade no Rio.

"O Gabinete Militar impõe a mim e a minha família restrições. Eu tenho que segui-las por uma questão de segurança", afirmou.

Os relatórios mostram que Cabral usou o helicóptero prefixo PP-GRJ para trazer a família de Mangaratiba em cinco domingos consecutivos entre outubro e novembro.

Numa das ocasiões, ele decolou do Palácio Guanabara, sede do governo estadual, às 18h35 de uma quinta-feira, véspera de feriado.

POLÊMICA

O governador virou alvo de críticas pelo uso do helicóptero em julho, quando a revista "Veja" mostrou que ele dava carona aos filhos, à babá e até a seu cachorro, Juquinha, às custas do Estado.

No mês seguinte, o peemedebista editou um decreto restringindo o uso das aeronaves a situações de "missão oficial ou por questões de segurança da autoridade", o que precisa ser previamente autorizado pela Casa Civil.

O subsecretário militar da Casa Civil, Fernando Messias, saiu em defesa do governador. Ele disse que "não abre mão" de que Cabral use os helicópteros com a família.

De acordo com o subsecretário, a política de segurança do Estado "acarreta riscos para os seus responsáveis, em especial o governador".

"A Subsecretaria Militar da Casa Civil, com base em relatórios sigilosos, não abre mão do uso de helicópteros nos deslocamentos do governador e de sua família para a sua residência", afirmou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página