Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Justiça condena Arruda e deputada a pagar R$ 1,1 mi

Ex-governador do DEM foi condenado por improbidade administrativa em Brasília

DE BRASÍLIA

O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) --filha do ex-governador Joaquim Roriz-- e outras duas pessoas foram condenadas por envolvimento no mensalão do DEM.

A decisão é da primeira instância. Eles foram condenados a pagar R$ 1,1 milhão de multa, entre ressarcimento e danos morais, e estão impedidos de concorrer a eleições por oito anos. Apesar disso, cabe recurso da decisão, e a pena pode ser suspensa.

Foram ainda condenados o marido de Jaqueline Roriz, Manoel Neto, e o delator do esquema, Durval Barbosa, que foi beneficiado por ter colaborado com a investigação e não foi punido. Todos foram condenados por improbidade administrativa, na 2ª Vara da Fazenda Pública do DF. Cabe recurso da decisão.

A deputada Jaqueline Roriz foi flagrada em vídeo recebendo dinheiro de Durval Barbosa. Processada por quebra de decoro parlamentar, ela foi absolvida no plenário por 265 votos contra 166.

Na ação judicial, o Ministério Público acusa Jaqueline Roriz e o marido dela de receberem propina das mãos de Durval Barbosa para apoiar a candidatura de Arruda ao cargo de governador do Distrito Federal. Em depoimento à 2ª Vara da Fazenda Pública, Durval Barbosa confirmou todas as acusações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página