Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'TV Folha' exibe especial sobre Belo Monte

Programa aborda geração de energia e o impacto social provocado pela hidrelétrica

DE SÃO PAULO

O "TV Folha" desta semana --que será exibido neste domingo às 19h30 na TV Cultura, com reprise às 23h-- traz reportagem especial sobre a maior obra de infraestrutura em curso no Brasil.

"A Batalha de Belo Monte" mostra em detalhes a construção da terceira maior hidrelétrica do mundo, que consumirá R$ 30 bilhões.

Quando estiver funcionando a toda força no Pará, ela poderá produzir até 11.233 megawatts (MW) de eletricidade --o suficiente para iluminar as casas de pelo menos 18 milhões de pessoas. Ela fica atrás só da hidrelétrica chinesa Três Gargantas (22.720 MW) e da paraguaio-brasileira Itaipu (14 mil MW).

As obras de Belo Monte atingiram o clímax em outubro de 2013, com 25 mil trabalhadores. Três quartos dos mais de 5.600 municípios do país têm população inferior a esse exército de operários.

O programa detalha três vetores dessa obra monumental: geração de energia; o impacto em Altamira (PA) e seu entorno; e como a obra afeta índios e ribeirinhos.

Belo Monte poderá gerar muita energia nas épocas em que hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste, principais regiões produtoras, operam com restrições para não esgotar seus reservatórios. Em 2012 foi preciso gerar 14,3 mil MW em média ao mês com usinas térmicas, o que custou ao país R$ 12 bilhões a mais que a geração hidrelétrica.

Mais detalhes sobre a reportagem "A Batalha de Belo Monte" podem ser conferidos em folha.com/belomonte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página