Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novo formato usa recursos visuais da web

DE SÃO PAULO

O repórter Marcelo Leite, 56, avalia que o dossiê Belo Monte mostrou que "é possível produzir uma peça jornalística densa sobre um tema relevante num texto longo, mas muito legível", graças ao uso de técnicas narrativas e recursos gráficos que só uma página na web pode oferecer.

Mas houve dificuldades de monta, e não só pelo esforço requerido (cinco viagens ao Xingu) e pelas restrições ao acesso à região. Hoje, mesmo após tantas pesquisas, é difícil pesar com clareza as vantagens e desvantagens da usina.

"Não há mais alagamento de terras indígenas, o que não quer dizer que não haja impactos, e há bilhões para as compensações ambientais. Mas as obras sociais andam muito mais devagar do que a usina."

Além da complexidade do tema, construir uma narrativa jornalística longa também não é simples. Como a obra ainda não foi inaugurada, "não há um evento marcante no qual centrar a narrativa. Também não vi como pendurá-la num personagem, pois são milhares de envolvidos". Mas, ressalta Leite, "foi um bom começo para um longo aprendizado".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página