Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Senadores pedem investigação do caso a procurador

DE BRASÍLIA

Senadores solicitaram ontem ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a abertura de investigação contra a presidente Dilma sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA). O governo classificou a medida como mera tática "político-eleitoral".

No pedido entregue a Janot, os senadores afirmam que Dilma pode ter cometido crimes de enriquecimento ilícito e improbidade administrativa ao autorizar, como presidente do Conselho de Administração da Petrobras, a compra da refinaria.

"Todos os fatos narrados, como se suspeita ocorridos, em um país que notoriamente sofre com a falta de transparência na gestão pública, levam à necessidade de tomada das providências legais cabíveis", afirmam no pedido.

No documento, os senadores dizem que Dilma foi "contraditória" ao afirmar que avalizou a compra da refinaria com base em um parecer "falho", pois, como presidente do conselho, ela tinha acesso a todos os documentos relativos ao negócio.

O pedido tem o apoio dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pedro Taques (PDT-MT), Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF).

O ministro José Eduardo Cardozo disse que a representação tem "clara intenção" de transformar o caso em "embate político-eleitoral".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página