Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em vídeo, Lula exalta democracia e lembra golpe

Ex-presidente cita sua trajetória e a de Dilma

DE SÃO PAULO

O Instituto Lula divulgou ontem vídeo em que o ex-presidente comenta os 50 anos do golpe militar de 1964 e afirma que lembrar da ditadura é importante para dar valor à democracia.

"Temos sempre que lembrar desse momento para lembrar do período democrático que o Brasil vive hoje", diz. Em recado aos críticos do país, também afirma que "o momento não é de desanimar, é de participar. [...] Ao invés de lamentar, ao invés de reclamar, participe."

O ex-presidente cita ainda sua trajetória e a de Dilma. "Somente a democracia permite que um torneiro mecânico possa ter chegado à Presidência da República, que uma ex-condenada do regime militar possa ter chegado a presidenta."

Lula também menciona a Comissão da Verdade, grupo criado por Dilma para investigar violações de direitos humanos de 1946 a 1988, com foco no período da ditadura militar. "É o regime democrático que permite inclusive que possamos investigar o período autoritário, como tem sido feito pela Comissão Nacional da Verdade", afirma.

Enquanto foi presidente, Lula manteve fechados os arquivos com documentos sigilosos produzidos pelo regime militar brasileiro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página