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Câmara vai gastar R$ 10 mi para contratar agência de publicidade

Esse tipo de licitação para propaganda havia sido suspenso desde o escândalo do mensalão

Medida faz parte de pacote para melhorar imagem da Casa, que inclui pesquisa de avaliação da instituição

(MÁRCIO FALCÃO) DE BRASÍLIA

A Câmara dos Deputados vai retomar a contratação de uma agência de publicidade para fazer propaganda institucional da Casa. Esse tipo de contrato havia sido suspenso pela instituição desde o escândalo do mensalão, revelado pela Folha em 2005.

A medida faz parte de um pacote elaborado para melhorar a imagem da Casa que também inclui uma pesquisa de avaliação da atuação da instituição, além do monitoramento de redes sociais.

O edital para a concorrência que vai escolher a agência deve ser lançado nas próximas semanas. O orçamento previsto é de R$ 10 milhões. A ideia é que sejam produzidas peças publicitárias mostrando o impacto de matérias aprovadas pelo Congresso.

Como serão várias as etapas do processo de licitação, a expectativa é que a nova agência só comece a atuar a partir de 2015.

A contratação de agência de publicidade pela Câmara foi uma das polêmicas do julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal).

Em 2012, a corte confirmou que o ex-presidente da Casa João Paulo Cunha (PT-SP) favoreceu a agência do operador do esquema, Marcos Valério Fernandes de Souza, para ganhar contratos e, em troca, recebeu R$ 50 mil.

O petista, condenado por corrupção e desvio de recursos públicos, esté preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Em outra frente, a Câmara já realizou uma disputa para contratar um instituto de pesquisa de opinião pública para consultas sobre grandes temas em debate na Casa, além da imagem da instituição e atuação política. Não haverá avaliação individual de parlamentares.

Três institutos apresentaram propostas que ainda serão avaliadas pelo corpo técnico para a definição da vencedora. A pesquisa deve custar aos cofres da instituição cerca de R$ 500 mil.

PROTESTOS DE JUNHO

Outro serviço contratado pelos deputados prevê uma análise sobre como a Câmara é abordada nas redes sociais, verificando eventuais reclamações, ataques e elogios.

As três ações fazem parte da estratégia dos congressistas para melhorar a imagem do Legislativo. Desde os protestos de junho de 2013, em que políticos foram criticados pela população, os deputados tentam dar mais visibilidade para a relevância das propostas aprovadas por eles.

O comando do Congresso recorreu a pronunciamentos, em cadeia nacional de rádio e televisão, para destacar uma agenda positiva em resposta às demandas das manifestações.


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