Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Oposição aprova 3 convites para que Gabrielli deponha na Câmara

Ex-presidente da Petrobras já disse que falará 'se for convidado'

DE BRASÍLIA

Em uma estratégia para pressionar pela criação de uma CPI para investigar a Petrobras, deputados da oposição aprovaram ontem três convites para que o ex-presidente da estatal Sérgio Gabrielli compareça à Câmara para prestar novos esclarecimentos sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA).

Além dele, ministros e a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, também deverão ir ao Congresso para tratar do caso. Foster deverá ser ouvida na quarta-feira.

Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi convidado para ir ao Congresso no dia 14 de maio. Os deputados também aprovaram o convite para o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

A oposição quer ouvi-los sobre o processo de aquisição da refinaria e a atual posição do governo sobre o assunto.

Gabrielli já disse a interlocutores que não tem "por que não ir se for convidado", o que causa preocupação no Planalto. Sua intenção é defender mais uma vez o negócio, que virou motivo de batalha entre governo e oposição. Ainda não há data para ouvir Gabrielli.

Além dos dois dirigentes, os deputados aprovaram ainda requerimento de convite para ouvir o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Ele é o responsável pelo parecer que embasou a aprovação da aquisição em 2006 e que foi considerado por Dilma Rousseff como técnica e juridicamente "falho".

O vice-líder do governo na Casa, deputado José Guimarães (PT-CE), minimizou a ofensiva da oposição e disse que o governo não teme que ministros e autoridades ligadas à estatal prestem esclarecimentos sobre o negócio.

"Temos que sair do clichê do mata-mata entre governo e oposição. Todas as vezes que os ministros vieram aqui eles deram show. Estou absolutamente seguro de que este é o melhor caminho", disse. Guimarães afirmou ainda que há um entendimento da bancada do governo na Casa para facilitar os convites: "Estamos construindo uma agenda positiva porque é de interesse nosso esclarecer tudo".

Para o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), a aprovação dos convites tranquiliza a oposição. "Há uma guerra de versões e a gente precisa esclarecer definitivamente a compra de Pasadena. A aquisição como um todo está envolta em uma névoa de suspeitas", disse.

Gabrielli, Graça Foster e Cerveró já foram ao Congresso explicar a compra da refinaria nos Estados Unidos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página