Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estados Unidos defendem web sem controle estatal; Rússia rebate

NELSON DE SÁ DE SÃO PAULO

O chefe da delegação americana na NETMundial, Michael Daniel, coordenador de Segurança Cibernética da Casa Branca, saudou a adoção do princípio multissetorial pelo evento.

Mas questionou "alguns que gostariam de usar as recentes revelações sobre nossos programas de vigilância de sinais como desculpa para derrubar a abordagem multissetorial, em favor de um sistema estatal, dominado por governos".

Imediatamente antes de Daniel, com posição contrária, haviam falado no evento os representantes da Arábia Saudita e da Rússia, em defesa da determinação de um papel para o Estado no documento final, apresentado antes do evento.

O ministro russo de Comunicações, Nikolai Nikiforov, questionou a Icann, órgão de governança da internet vinculado ao governo americano e que, tornado independente, serviria de base para um sistema multissetorial.

Daniel defendeu que a governança nesse sentido estimula a "inovação" na rede.

"Na minha visão, estamos lidando com um dos documentos mais sem transparência que já vi na vida. Temos que lembrar de Edward Snowden e da transparência [que ele representa e inspirou a NetMundial]", disse um integrante da comissão russa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página