Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nova ombudsman cobrará isenção na Copa e nas eleições

Jornalista Vera Guimarães Martins assume nesta segunda as funções de advogada dos leitores da Folha

Mundial no Brasil será um teste não apenas para o país mas também para o jornalismo, afirma Vera Guimarães

DE SÃO PAULO

A jornalista Vera Guimarães Martins, 56, assume nesta segunda-feira as funções de ombudsman da Folha. Ela substitui Suzana Singer, 48, que exerceu o cargo por quatro anos, desde abril de 2010.

Estrear na função em um ano como 2014 tem "um grau extra de dificuldade", afirma Vera Guimarães, por causa da Copa do Mundo no Brasil e das eleições nacionais.

"São assuntos normalmente independentes, mas a realização do Mundial no país embaralhou os dois, trazendo o risco de humores e interesses de um contaminarem a cobertura do outro."

Além disso, diz a nova ombudsman, a Copa será uma experiência inédita: "Não há possibilidade de comparação da magnitude desse evento com o Mundial de 1950".

"Não é só a capacidade do Brasil que será testada, mas a do nosso jornalismo também", diz Vera Guimarães.

O objetivo será zelar para que o jornal execute as coberturas sem se deixar contagiar pela paixão que os temas despertam. "Buscar isenção e equilíbrio em um cenário desse deve ser uma batalha diária não só na Redação, mas da própria ombudsman."

Suzana Singer, que deixa o cargo, será a nova editora de Treinamento da Folha. Em seu período na função, o ombudsman passou a ter contas nas redes sociais Facebook e Twitter e um blog interno, no qual é publicada a crítica diária.

Para Vera Guimarães, é um desafio encontrar boas fórmulas para atuar nos meios digitais, nos quais a quantidade de manifestações é muito grande e o conteúdo está sendo alterado todo o tempo.

CARREIRA

Na Folha desde 1990, Vera Guimarães ocupava, antes da nomeação para ombudsman, o cargo de secretária-assistente de Redação, responsável por cadernos especiais e edições de domingo.

Foi também editora de política da "Folha da Tarde" (jornal do Grupo Folha que foi substituído pelo "Agora" em 1999), editora-adjunta do caderno "Cotidiano", editora da "Revista da Folha" e editora de revistas, entre outras funções. Na Secretaria de Redação, estava havia seis anos.

Formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Vera Guimarães é de Lins, no interior de São Paulo. Será a 11ª ombudsman da Folha desde que a função foi criada, em 1989.

Antes de Guimarães e Singer, atuaram como representantes dos leitores Caio Túlio Costa, Mario Vitor Santos, Junia Nogueira de Sá, Marcelo Leite, Renata Lo Prete, Bernardo Ajzenberg, Marcelo Beraba, Mário Magalhães e Carlos Eduardo Lins da Silva.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página