Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Insatisfeito, PMDB permite que duas CPIs sejam criadas

Partido reclama que PT deixou Renan isolado na tentativa de barrar comissões

DE BRASÍLIA

A insatisfação do PMDB com o Palácio do Planalto levou o partido, principal aliado da presidente Dilma Rousseff, a viabilizar a instalação de duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) da Petrobras no Congresso. Apesar da pressão do PT para que apenas a CPI do Senado seja instalada, os peemedebistas trabalham pela comissão mista (com deputados e senadores) para reverter a imagem de que são contrários a investigar a estatal.

A cúpula do partido passou a defender a instalação da CPI mista depois que o PT deixou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), isolado na tentativa de inviabilizar as investigações. Peemedebistas também criticam a condução do processo anti-CPI articulado pelo PT, além do que chamam de "falta de traquejo" do governo em negociar alianças eleitorais.

Todas as queixas dos peemedebistas levaram Renan a prometer à oposição instalar a CPI mista na semana que vem, sem esperar a sessão do Congresso marcada para 20 de maio --como defende o PT. Deputados apostam na visibilidade da CPI para turbinarem suas campanhas. Renan prometeu indicar os membros da comissão mista se o PT se recusar a nomeá-los.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página