Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sindicalistas buscam apoio de pré-candidatos

Centrais querem ligar presidenciáveis a propostas no Congresso favoráveis aos trabalhadores

RICARDO MENDONÇA DE SÃO PAULO

Com shows de artistas famosos, sorteios e presença de políticos, as principais centrais sindicais do país querem aproveitar os festejos do 1º de Maio para vincular os pré-candidatos à Presidência às propostas de interesse dos trabalhadores que tramitam no Congresso Nacional.

Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) devem comparecer à principal festa da Força Sindical, em São Paulo. A presidente Dilma Rousseff fez pronunciamento ontem na TV.

As principais bandeiras trabalhistas são a política de valorização do salário mínimo, a redução da jornada sem impacto no salário e o fim do fator previdenciário, fórmula que reduz os valores das aposentadorias.

Os sindicalistas sabem que, via de regra, os políticos são mais sensíveis a reivindicações em ano de eleição.

O aumento da insegurança em relação à economia, porém, é um empecilho --expectativa crescente de inflação e anos seguidos de baixo crescimento podem inibir promessas mais ousadas.

SALÁRIO MÍNIMO

Na terça, o deputado federal Paulinho da Força (SDD-SP), ligado à Força Sindical e apoiador de Aécio, disse ter recebido aval do tucano para apresentar um projeto de lei que mantém até 2019 o atual sistema de valorização do salário mínimo.

Pela regra, criada pelo ex-presidente Lula e transformada em lei por Dilma, a correção é feita pela inflação mais a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás, modelo que tem garantido aumentos reais mesmo com a economia fraca.

Duas semanas atrás, porém, o economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central já escalado para coordenar o programa de governo de Aécio na área, fez declaração no sentido oposto.

Em entrevista a "O Estado de S. Paulo", Fraga fez uma avaliação pessimista da economia e sugeriu que a atual política de correção do mínimo precisa ser interrompida. "O salário mínimo cresceu muito ao longo dos anos."

Dilma disse ontem na TV que vai "continuar com a política de valorização do salário mínimo". Já Campos, que tem falado na necessidade de um "choque de responsabilidade" para recuperar a confiança do mercado no governo, demonstrou ser contra a correção automática.

Para o analista político Antônio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Dieese (entidade que trabalha para várias centrais), o projeto de interesse dos trabalhadores com maior chance de ser aprovado hoje é o que extingue o fator previdenciário.

A fórmula que reduz o valor da aposentadoria em até 35% foi criada por FHC em 1999, com apoio de Aécio, então presidente da Câmara. Anos atrás, Lula propôs uma flexibilização, que foi rejeitada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página