Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bancadas dos Estados

Renan critica decisão do TSE e diz que corte faz 'bullying institucional'

DE BRASÍLIA - Irritado com a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de determinar nova divisão dos tamanhos das bancadas dos deputados, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira (28) que o tribunal "invadiu as competências" do Legislativo e está fazendo "bullying institucional" com os congressistas.

O senador afirmou que um Poder da República "não pode exercer a competência de outro" e que a divisão "harmônica e independente" dos Poderes é a base da democracia. "No momento em que há o rompimento de competência, há violação do Estado democrático de Direito", atacou.

"O que o Tribunal Superior Eleitoral está fazendo reiteradamente é bullying institucional", disse Renan. Pela decisão do TSE, oito Estados (AL, ES, PE, PR, RJ, RS, PB e PI) perdem cadeiras na Câmara, e cinco (AM, CE, MG, SC e PA) ganham.

Renan e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convocaram reuniões das Mesas Diretoras das duas Casas para aprovar a ação contra a decisão do TSE, que será enviada ao Supremo Tribunal Federal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página