Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

A Copa como ela é

Cumbica tem fila na imigração e para retirar ingressos

Espera para checar documentos chegou a 35 minutos pela manhã e afetou apenas estrangeiros, segundo a PF

Ao sair do aeroporto, turistas pegavam outra fila, de até duas horas, para retirar de entradas para os jogos da Copa

RICARDO GALLO RAFAEL ANDERY DE SÃO PAULO

Os estrangeiros que desembarcaram nesta quinta-feira (12) no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), enfrentaram filas na imigração e para retirar ingressos da Copa.

Foi o segundo dia consecutivo de problemas na imigração. Na quarta (11), a espera fora de uma hora, diz a Polícia Federal; passageiros relatam ter esperado duas horas.

Segundo a PF, o pico de demora foi às 6h, no terminal 1 (30 minutos), e às 8h no terminal 2 (35 minutos). Às 10h, a situação havia se normalizado, com fila inferior a dez minutos, de acordo com a PF.

Em média, o passageiro espera 15 minutos na imigração.

A fila maior se restringiu à chegada de estrangeiros, em que a checagem de documentos pela polícia leva mais tempo do que as dos brasileiros que voltam ao país.

As filas ocorreram em voos da Air France, American Airlines e da TAM que pousaram pela manhã vindos da Europa e dos Estados Unidos.

Um executivo de uma companhia aérea se queixou à Folha, sob anonimato, de que dezenas de passageiros da empresa perderam conexões.

VOOS CHEIOS

A PF atribui a fila de ontem ao fato de os voos para o Brasil estarem mais cheios em razão da Copa. Na quinta-feira passada, sem Copa, chegaram ao país 16,7 mil passageiros; ontem, só até as 11h, haviam sido 12,6 mil.

Fenômeno semelhante ocorreu anteontem, quarta-feira (11): houve 22,8 mil passageiros, 28% a mais que os 17,8 mil da quarta anterior (4).

Mas nesta quarta-feira uma lentidão no sistema em que são inseridos os dados dos passaportes causou a fila. Ontem, esse problema não ocorreu. Tampouco houve falta de funcionários, afirma a PF.

INGRESSOS

Bastava o passageiro sair do terminal para encarar outra fila, a da retirada dos ingressos da Copa. A espera levava até duas horas --nem todas as máquinas de autoatendimento em que os ingressos são impressos operavam. Procurada, a Fifa não respondeu.

Havia ainda turistas sem ingresso, como o colombiano Javier Hunter, 50, que tentava um lugar para Brasil e Croácia, horas depois.

"Que horas é o jogo? Você acha que consigo ingresso por uns US$ 1.000?". Ele foi ao estádio do Itaquerão para tentar comprar ingressos lá.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página