Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PSD avalia lançar Meirelles ao governo de SP, diz ex-prefeito

Além da candidatura do ex-presidente do BC, partido cogita aliança com o PSDB ou o PMDB

RANIER BRAGON VALDO CRUZ DE BRASÍLIA DANIELA LIMA DE SÃO PAULO

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou na manhã desta quarta-feira (25) que o seu partido está avaliando a possibilidade de lançar o nome do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles ao governo de São Paulo.

De acordo com Kassab, Meirelles, que comandou o Banco Central durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, aceitou submeter seu nome à avaliação do partido.

A interlocutores, o ex-presidente do BC disse que sentiu-se "honrado" com a proposta e que iria analisá-la com Kassab até a próxima segunda-feira, prazo final para as convenções partidárias.

Ex-prefeito de São Paulo, Kassab vinha tentando fechar uma aliança no Estado com Geraldo Alckmin (PSDB), de quem pretendia ser vice. Mas o tucano preferiu priorizar um acerto com o PSB.

Para não perder o tempo de TV que o partido de Kassab tem, cerca de um minuto e meio, o PSDB ofereceu a Kassab a vaga de senador na chapa de Alckmin.

Kassab mostrou-se disposto a avaliar, mas há um entrave para as negociações: o ex-governador José Serra (PSDB) estuda ser candidato ao Senado, e conta com o apoio de Aécio Neves, candidato dos tucanos à Presiência, para ficar com a vaga.

Nesse cenário, Kassab voltou a cogitar uma aliança com o PMDB, que lançará Paulo Skaf ao Palácio dos Bandeirantes e passou a ventilar a possibilidade de lançar um candidato próprio, Henrique Meirelles. "Ele [Meirelles] sempre recusou essa possibilidade [de sair candidato ao governo], mas agora permitiu que o partido faça essa avaliação. É uma novidade", disse o ex-prefeito.

A informação de que Meirelles pode entrar na disputa foi antecipada nesta quarta-feira pelo blog do jornalista Fernando Rodrigues, colunista da Folha e do UOL.

Entre aliados do ex-prefeito, no entanto, a possibilidade da candidatura de Meirelles é tratada como remota. A primeira opção do ex-prefeito ainda é um acerto com o PSDB ou o PMDB, segundo pessoas próximas a Kassab.

O modo como o ex-prefeito levantou o nome de Meirelles nas rodas políticas reforçou a impressão dos tucanos de que ele, na verdade, quer forçar uma negociação mais vantajosa com Alckmin. Nos últimos dias, o ex-prefeito tratou do assunto com pessoas próximas ao tucanato.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página