Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Invadida, página da PF faz alerta de bomba no Mineirão

Mensagem falsa foi publicada meia hora antes de jogo do Brasil; agentes também foram acionados em aeroporto

Polícia investiga quem fez a invasão; agentes já tinham sido acionados para verificar ameaça em aeroporto mineiro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE BRASÍLIA DE BELO HORIZONTE

A conta da Polícia Federal no Twitter foi invadida por hackers meia hora antes da abertura do jogo entre Brasil e Chile, neste sábado (28).

A mensagem dizia que havia ameaça de bomba dentro do estádio do Mineirão e que não era descartada a possibilidade de evacuar o local.

Só após início da partida, o governo federal desmentiu a informação. O caso é investigado pela unidade de repressão a crimes cibernéticos da PF e pelo próprio Twitter.

A postagem foi apagada.

No estádio, não houve agitação entre as forças de segurança em consequência do boato. Agentes da PF informaram que todos os protocolos estavam mantidos.

Policiais do Gate, o grupamento especial da Polícia Militar, também disseram não ter recebido nenhum alerta de ameaça de bomba.

No dia 11, a PF declarou que esperava uma crescente onda de ataques por causa do Mundial e que havia montado uma rede de controle ininterrupto para reforçar a segurança.

A declaração foi feita após representantes do grupo hacker Anonymous afirmarem à agência de notícias Reuters que planejavam ataques digitais a sites ligados à Copa, à sua cobertura e ao governo.

Em maio, o grupo entrou no sistema do Ministério das Relações Exteriores e vazaram mais de 300 documentos internos. A falha foi confirmada pelo Itamaraty.

Também no mês passado, o site da PM do Rio saiu do ar após ataque. No início do ano, o e-mail do governo paulista foi invadido pelo Anonymous.

OUTRA AMEAÇA

A PF de Minas Gerais também foi acionada pela manhã para investigar uma ameaça de bomba no aeroporto internacional de Confins.

Segundo o órgão, a suspeita surgiu quando duas malas foram encontradas abandonadas no saguão do aeroporto. O Grupo de Bombas e Explosivos da PF foi acionado para isolar as bagagens, e parte do terminal foi esvaziada.

De acordo com a PF, as malas continham apenas objetos pessoais. O órgão não informou se fará investigação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página