Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Problema pode ter sido na fundação, diz especialista

DE SÃO PAULO

A queda de um viaduto em Belo Horizonte, na quinta-feira (3), pode estar relacionada à fundação da obra, de acordo com o vice-presidente do Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) de Minas Gerais, Clemenceau Chiabi.

Engenheiro civil formado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e diretor técnico do Ibape nacional, Chiabi explica que as estruturas superiores do viaduto, as únicas visíveis até o momento, não apresentavam problemas que pudessem levar ao desabamento.

"Isso leva a inferir que a falha vem das fundações. Aí vêm as possíveis origens, que podem ser causas naturais ou problemas de projeto, de execução ou dos materiais que foram utilizados na construção", afirma.

SUSTENTAÇÃO

Segundo o engenheiro, existem dois tipos de sustentação para esse tipo de obra, de acordo com o nível de firmeza do terreno em que a construção é feita.

No caso do viaduto que desabou, o terreno não era muito firme. Por isso, o pilar subterrâneo responsável pela sustentação da obra precisaria ser "mais profundo e mais largo", diz o especialista, para que o atrito do concreto com o solo fosse suficiente para sustentar a estrutura.

Se a área ficasse sobre uma rocha, seria necessário apenas que o pilar de sustentação se apoiasse nela.

Chiabi, porém, afirma que não teve acesso ao estudo de sondagem do terreno da região onde o viaduto desabou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página