Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

União acusa Paraná de má-fé por pedir prisão de secretário

AGU diz que Tesouro já tinha liberado empréstimo ao Estado

DE BRASÍLIA DE CURITIBA

A União pediu nesta sexta-feira que o STF (Supremo Tribunal Federal) condene o Estado do Paraná por litigância de má-fé, em resposta ao pedido do governo do Estado de prisão do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, feito na terça-feira (1º).

O governo do Paraná acusa o Tesouro Nacional de "perseguição política" pela demora na liberação de R$ 816,8 milhões do Proinveste (Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal), do BNDES.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello determinou que a União pagasse a quantia três vezes neste ano. O Tesouro liberou o dinheiro um dia depois do pedido de prisão --que também foi dirigido ao subsecretário do Tesouro, Eduardo Guerra.

O pedido protocolado pela AGU (Advocacia-Geral da União) pede o pagamento de multa, por parte do Paraná, pelo crime de litigância de má-fé, alegando que os recursos estavam disponíveis no Banco do Brasil desde 16 de junho, aguardando os "trâmites normais".

O governo do Paraná sustenta que agentes do Banco do Brasil disseram que dependiam do aval do Tesouro para liberar o dinheiro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página