Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições 2014

Garotinho e Crivella lideram disputa pelo governo do Rio

Candidatos do PR e do PRB têm 24% das intenções de voto; Pezão e Lindbergh estão tecnicamente empatados em 3º

Romário (PSB) lidera as intenções de voto para o Senado, com 29%; Cesar Maia (DEM) vem em segundo, com 23%

DO RIO

O deputado federal Anthony Garotinho (PR) e o senador Marcelo Crivella (PRB) dividem a liderança na disputa pelo governo do Rio, segundo a primeira pesquisa Datafolha realizada depois do início da campanha eleitoral.

De acordo com o levantamento, divulgado nesta quinta (17), ambos registraram 24% das intenções de votos.

Na terceira colocação, aparecem tecnicamente empatados o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 14%, e o senador Lindbergh Farias (PT), com 12%.

Os eleitores que declararam que votariam em branco ou nulo somam 16%.

A pesquisa, encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo, entrevistou 1.317 eleitores entre os dias 15 e 16 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Tanto Garotinho como Crivella apoiam exclusivamente a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), que apostou na proliferação de palanques no Rio, um dos Estados em que as coligações não seguiram a lógica das alianças nacionais.

Embora declarem apoio a Dilma, Pezão e Lindbergh têm em suas coligações partidos da oposição --PSDB e PSB, respectivamente.

Os dois candidatos que lideram a pesquisa apresentam eleitorados "complementares". Enquanto Garotinho lidera em municípios com menos de 200 mil habitantes, Crivella está na frente naqueles com mais de 500 mil.

Lindbergh tem resultados semelhantes em todas as faixas de cidades, enquanto Pezão mostra mais força no interior --sem superar, contudo, o candidato do PR.

Garotinho tem a maior rejeição: 39%. Pezão, Lindbergh e Crivella, neste quesito, estão empatados tecnicamente, com 19%, 17% e 16%, respectivamente.

Os líderes do levantamento concentram a preferência do eleitorado mais pobre e com menor escolaridade. Já os candidatos que dividem o terceiro posto melhoram seu desempenho entre entrevistados com nível superior e renda acima de cinco salários mínimos.

De acordo com o Datafolha, 19% dos entrevistados consideram boa ou ótima a gestão Pezão, 40% consideram a administração regular, enquanto 21% a definem como ruim ou péssima. Não souberam responder 20%.

SENADO

O deputado federal Romário (PSB) lidera as intenções de voto para o Senado no Rio, com 29%. Em segundo lugar está o vereador Cesar Maia (DEM), com 23% das intenções de votos.

De acordo com o Datafolha, Eduardo Serra (PCB) tem 7% da preferência do eleitorado, empatado tecnicamente com Carlos Lupi (PDT), com 5%, Liliam Sá (Pros) e Pedro Rosa (PSOL), com 2%. Diplomata Sebastião Neves (PRB) aparece com 1%.

Romário é candidato na chapa de Lindbergh, do PT. Crítico ferrenho do governo Dilma, o ex-jogador foi convencido a amenizar as críticas ao governo federal por causa da aliança. Apesar das críticas, o deputado tem apoio de petistas, segundo a pesquisa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página