Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ministério rebate crítica de Aécio ao Mais Médicos

Tucano atacou modelo do programa federal

DE BRASÍLIA

Após críticas do candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, o Ministério da Saúde saiu em defesa do modelo adotado pelo governo para o programa Mais Médicos.

Em sabatina realizada pela Folha, pelo portal UOL, pelo SBT e pela rádio Jovem Pan na quarta (16), o tucano afirmou que, se eleito, manteria o Mais Médicos, mas faria alterações para garantir salários integrais aos profissionais de Cuba e a necessidade de revalidação do diploma dos médicos estrangeiros.

Em nota divulgada nesta quinta (17), o ministério rebate as críticas, mas sem citar a origem dos questionamentos.

"A participação de profissionais cubanos (...) ocorre por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde, que é responsável pela interlocução com o governo de Cuba. Esses profissionais atuam no Brasil em modelo similar ao adotado em convênios com outros 63 países. (...)O pagamento dos médicos é feito pelo governo cubano."

A pasta diz ainda que os médicos do programa são formados em "instituições reconhecidas por seus países" e que a revalidação dos diplomas "prejudicaria" a fixação dos profissionais, que poderiam atuar onde quisessem.

Pelas regras do programa, o médico só pode atuar na cidade para onde é indicado pelo governo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página