Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PE terá eleição menos concorrida à Câmara

DE SALVADOR

Pernambuco terá, neste ano, a eleição para deputado federal menos concorrida do país --com média de 6,8 candidatos por vaga.

O cenário é resultante de uma eleição com quatro coligações para a disputa proporcional. Duas delas sustentam a candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao governo do Estado. O candidato, apoiado pelo presidenciável Eduardo Campos (PSB), possui a maior coligação majoritária, com 21 partidos. As outras duas coligações são de oposição.

"Formamos uma grande coligação e temos o grupo unido. A baixa concorrência é natural", diz Sileno Guedes, presidente do PSB-PE.

A estratégia foi a de montar uma chapa com muitos partidos e os 50 nomes mais competitivos para concorrer às 25 cadeiras em disputa no Estado, o que reduziu o número de candidatos por partido.

O DEM, por exemplo, lançou o ex-governador Mendonça Filho para disputar a reeleição a deputado federal. O PMDB terá três candidatos. O PSB terá 13 aspirantes à Câmara dos Deputados.

Pela lei eleitoral, coligações podem registrar até o dobro do número de vagas em disputa para a Câmara, independentemente da quantidade de partidos que a compõem.

O candidato de oposição a governador de PE, Armando Monteiro Neto (PTB), acusa o PSB de comandar a formação das chapas "com base na distribuição de cargos no governo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página