Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jornalista do 'Guardian' diz ser espionado

Ewen MacAskill foi um dos que receberam arquivos de Edward Snowden sobre a NSA

DE SÃO PAULO

O correspondente de defesa e inteligência do diário britânico "The Guardian", Ewen MacAskill, disse nesta sexta (25), durante o 9º Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), ser espionado pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) desde que divulgou arquivos de Edward Snowden sobre a espionagem do governo norte-americano.

"Eu não pensava que as agências de segurança iam incomodar. Mas não sou mais inocente", disse, e recomendou: "Eu acho que todos os jornalistas aqui deviam usar programas criptografados".

Ele afirmou que "a vida parece sombria" para Snowden. MacAskill foi um dos jornalistas a quem o ex-agente da NSA confiou arquivos que revelavam o monitoramento de dados e telefonemas pelos EUA.

Ele disse ter encontrado Snowden pela primeira vez em Hong Kong e ter recebido 6.000 documentos que revelavam o esquema de espionagem do governo dos EUA em diversos países. "Ele tinha 29 anos na época, mas parecia ter 21 ou 22. Agora ele tem 31. Era muito tímido, nas entrevistas recentes está bem mais preparado", afirmou.

"Ele seguiu seus princípios e pagou um grande preço", avaliou MacAskill.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página