Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições 2014

Dilma e Lula ironizam Aécio por ter feito aeroporto em terra de tio

Presidente afirmou que ampliou capacidade de terminais no país sem ter ficado com as chaves

Parente do tucano ficava com uma das chaves do aeroporto em Cláudio (MG), segundo revelou a Folha

DO ENVIADO A MONTES CLAROS (MG)

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, ironizou nesta sexta (1º) seu principal adversário na corrida ao Planalto, o tucano Aécio Neves, ao dizer que ampliou a capacidade dos aeroportos brasileiros e "não ficou com as chaves" dos terminais.

Foi a primeira vez que Dilma criticou o fato de Aécio ter construído, durante sua gestão como governador em Minas (2003-2010), um aeroporto em terreno de um tio-avô depois desapropriado pelo Estado, em Cláudio (MG), conforme revelou a Folha.

O aeroporto em Cláudio fica com o portão trancado, e um parente de Aécio ficava com uma das chaves.

"Disseram que não ia ter aeroporto [na Copa]. Nós aumentamos a capacidade dos aeroportos em 67 milhões [de passageiros] e ninguém ficou com a chave desses aeroportos", afirmou a presidente em Montes Claros (MG), durante discurso para prefeitos do norte de Minas Gerais.

O tucano reconheceu nesta semana que errou ao usar o aeroporto sem que o local tivesse homologação da Anac, mas defendeu o investimento feito na cidade.

Em entrevista ao jornal "Gazeta do Norte Mineiro" publicada nesta sexta, o ex-presidente Lula já havia feito uma crítica indireta ao tucano, ao dizer que o Estado não pode ser tratado como "propriedade para benefício de uma família".

No início da noite, no evento com Dilma, o petista fez novos ataques a Aécio ao dizer que ele tratou bem a imprensa mineira e, por isso, ela não fala mal dele. "Eu sinceramente estou quase deixando a campanha de lado e vou vir aqui fazer um cursinho para aprender como lidar com a imprensa para ela ser tão dócil como ela foi aqui [em Minas]".

Em nota, o candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, chamou de lamentáveis as críticas feitas por Lula a Aécio.

"Misturar assuntos pessoais com assuntos de governo não é pratica do PSDB. O Presidente Lula perdeu mais uma boa oportunidade para dar as explicações que o Brasil aguarda há muito tempo sobre atos que envolvem pessoas da sua intimidade."

No ano passado, a ex-chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha, que teve uma relação de intimidade com o ex-presidente, virou alvo de uma investigação da Polícia Federal por suspeita de tráfico de influência.

O PT ingressou nesta sexta com uma representação na Procuradoria-Geral da República contra Aécio. O partido questiona se o tucano cometeu crime de atentado contra segurança do transporte aéreo pelo uso de aeroporto em situação irregular.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página