Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Azeredo será 1º a ser julgado por mensalão tucano em MG

Ação contra ex-deputado tramitará em separado

DE BELO HORIZONTE

A juíza de Minas Gerais responsável pelo mensalão tucano decidiu que o processo do ex-deputado Eduardo Azeredo (PSDB) tramitará em separado, pois chegará de Brasília pronto para julgamento.

Se a ação fosse reunida ao processo dos outros oito réus que tramita em Belo Horizonte não haveria previsão para julgamento de Azeredo, pois o processo em BH ainda está na fase de instrução; o de Azeredo está nas alegações finais.

O mensalão tucano, segundo a denúncia do Ministério Público, envolveu desvios de R$ 3,5 milhões de estatais de Minas para a campanha de Azeredo à reeleição em 1998. Ele nega as acusações.

Em março, quando estava prestes a ser julgado no Supremo Tribunal Federal, ele renunciou ao mandato de deputado federal e perdeu o foro privilegiado. Por isso o Supremo enviou o caso para a primeira instância.

O ex-ministro Joaquim Barbosa apontou na época o risco de prescrição das acusações contra Azeredo.

No processo que corre em Belo Horizonte, dois réus --Cláudio Mourão, tesoureiro da campanha, e o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia-- já completaram 70 anos, beneficiando-se da prescrição.

Embora os fatos tenham ocorrido em 1998 e a Procuradoria da República tenha apresentado as acusações em 2007, a denúncia somente foi aceita em 2010, disse a juíza Neide Martins ao justificar a demora.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página