Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tragédia na eleição

Viúva e Marina recebem corpo de Campos

Restos mortais de ex-governador de PE e assessores chegaram ao Recife no fim da noite deste sábado para velório

Filhos foram ao lado do caixão durante cortejo pelas ruas da capital em caminhão do Corpo de Bombeiros

MARINA DIAS ENVIADA ESPECIAL AO RECIFE DANIEL CARVALHO DO RECIFE

Foi ao lado de Marina Silva que Renata, viúva do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, recebeu na noite deste sábado (16) os restos mortais do marido, na base aérea do Recife. Todos os filhos --inclusive o caçula Miguel, de sete meses-- acompanharam a mãe.

O avião da FAB pousou às 23h05 com as caixas fúnebres de Campos e de três integrantes de sua campanha à Presidência que também morreram no acidente aéreo e serão velados na capital: o jornalista Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo Gomes da Silva e o cinegrafista Marcelo de Oliveira Lyra.

O corpo de Pedro Valadares, ex-deputado federal e assessor de Campos, também estava no voo e seguiria para Sergipe na madrugada.

Após o desembarque, o caixão de Campos foi carregado pelos filhos João, 20, e Pedro, 18, até o caminhão dos bombeiros, que percorreu avenidas do Recife em direção ao Palácio do Campos das Princesas, sede do governo, onde será realizado o velório. O cortejo foi seguido por carros com bandeiras do PSB e saudado pelo público nas ruas.

Em cima do caminhão, João, Pedro e Maria Eduarda, 22 --a filha mais velha de Campos--, seguravam o caixão com o braço esquerdo erguido e punho fechado. Os três vestiam camisetas amarelas com a frase "Não vamos desistir do Brasil", dita pelo pai ao encerrar a entrevista no Jornal Nacional na véspera de sua morte.

O velório, que começaria na madrugada, será aberto ao público durante todo o tempo a pedido de Renata Campos. Às 10h, deve ser realizada uma missa campal na praça em frente ao palácio, com a presença da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e de governadores.

Às 17h, o corpo de Eduardo Campos seguirá para o cemitério de Santo Amaro. Ele será enterrado no jazigo da família, onde está o corpo do avô, o ex-governador Miguel Arraes (1916-2005).

PÚBLICO

Centenas de pessoas já estavam reunidas em frente ao palácio durante a noite. Com faixas e cartazes, entoavam cânticos religiosos, cantavam o hino de Pernambuco e repetiam: "Eduardo presente agora e sempre" e "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro".

Dezenas de coroas de flores e telas pintadas com o rosto de Campos foram colocadas dentro e fora da sede do governo. Em destaque, estava a coroa enviada pelo ex-presidente Lula e sua mulher, Marisa Letícia. Os governos dos EUA e do Canadá também prestaram homenagens.

A expectativa é que 120 mil pessoas acompanhem o velório e a missa. Três telões foram instalados fora do palácio para transmitir a cerimônia ao público que eventualmente não conseguir entrar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página