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Eleições 2014

PT e PSDB usam estratégias distintas na TV

Campanha petista buscou humanizar a figura de Dilma e a equipe de Aécio tentou mostrá-lo como estadista

Na Globo, programa da tarde teve audiência de 5,5 pontos no Ibope, metade do registrado no dia anterior

DE SÃO PAULO

Dois dos principais candidatos ao Planalto investiram em estratégias opostas para fisgar o eleitor no primeiro programa do horário eleitoral, nesta terça-feira (19).

Enquanto a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) buscou humanizar a figura da petista, a equipe de Aécio Neves (PSDB) compôs a imagem de um "estadista" ao apresentar o tucano.

O programa de Dilma chegou a exibir imagens da petista preparando uma macarronada e cortando tomates. Segundo o texto, ela é "uma mulher que acorda cedo, trabalha muito e tenta aproveitar qualquer tempinho que resta para ter uma vida normal".

A estratégia tenta aproximar Dilma do público e diminuir a rejeição da candidata que, em São Paulo, chega a quase 50% do eleitorado. Nesse intuito, a campanha também adotou tom menos ufanista ao falar da gestão.

Como antecipou a Folha, o ex-presidente Lula, principal fiador de Dilma, pediu uma espécie de voto de confiança. Disse que ela faria um segundo mandato melhor.

Ele usou sua gestão como exemplo, e disse que, reeleito, governou com mais "experiência". "Imaginou o prejuízo que o país teria tido se eu não tivesse um segundo mandato? Se outro qualquer chegasse querendo inventar a roda?", indagou Lula.

Foram ressaltadas vitrines da gestão Dilma, enfatizando programas como o Pronatec e o Mais Médicos.

O ataque aos adversários foi indireto. "O pessimista é eminentemente uma pessoa que desistiu antes de começar", disse Dilma.

O PT investiu em imagens aéreas, mostrando um Brasil "grandioso", marca das últimas campanhas do marqueteiro João Santana.

A equipe de Aécio adotou outra estética. O tucano foi filmado dentro de um estúdio, fazendo uma longa análise sobre o Brasil. Terno e gravata, semblante sóbrio, disse que o país está "pior do que há quatro anos" e se apresentou como gestor capaz de inaugurar um "novo jeito" de governar.

Ele frisou a inflação e o baixo crescimento. "O que depende do brasileiro está dando certo. O que depende do governo,está dando errado."

No filme, as imagens da fala de Aécio eram exibidas em ambientes diferentes, simulando a audiência dos eleitores, que ora viam o candidato na TV dentro de casa, ora o ouviam pelo rádio.

A publicidade do tucano, capitaneada por Paulo Vasconcelos, planejou exibir o "discurso de um estadista". Queriam que Aécio fosse visto como o homem com capacidade de liderar o país.

A abertura do programa do PSDB foi usada para homenagear Eduardo Campos (PSB), que morreu em um acidente aéreo no dia 13.

O PSB foi a primeira sigla a exibir seu programa na TV. Toda a propaganda foi dedicada a Campos. Marina Silva, que assumirá a candidatura, só apareceu nas imagens.

A propaganda embalou frases de Campos com a música "Anunciação", cantada por Alceu Valença. A homenagem do PT a Campos foi feita por Lula, que disse ter uma relação de "pai e filho" com ele.

Durante o programa eleitoral, a Globo marcou 5,5 pontos no Ibope. Na segunda (18), no mesmo horário, a audiência foi de 11,5. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.


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