Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Procuradoria impugnou 4,1 mil candidatos em todo o país

Enquadrados na Lei da Ficha Limpa somam 497

DE BRASÍLIA

Balanço divulgado pela Procuradoria-Geral da República nesta terça (19) revela que o Ministério Público Eleitoral impugnou 4,1 mil candidaturas no país. Do total, 497 foram impugnadas com base na Lei da Ficha Limpa.

O Estado com o maior número de impugnações foi São Paulo, com 2.058. Em seguida está Minas Gerais, com 1.308. Os dois ficam bem acima do número de pedidos para a Justiça barrar candidaturas em outras localidades.

Segundo o Ministério Público, o terceiro Estado em impugnações é Mato Grosso do Sul, com 93. O Rio Grande do Norte tem 86, e o Piauí, 79.

A impugnação de um candidato não significa que ele estará impedido de disputar a eleição. Cabe à Justiça Eleitoral analisar cada caso e aceitar ou não os argumentos do Ministério Público.

Entre os motivos que levam à impugnação de candidaturas está a falta de quitação eleitoral, ausência de certidões criminais e o fato de alguns candidatos não terem se descompatibilizado de funções ou cargos públicos no prazo previsto em lei.

Em relação à Lei da Ficha Limpa, o maior número de impugnações está em São Paulo, com 78. Em segundo lugar está o Rio: todas as 38 impugnações no Estado tiveram como base essa lei. Em terceiro lugar está o Pará, com 31, seguido por Goiás, com 29.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página