Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

3,4 milhões passam fome no Brasil, diz ONU

Órgão dirigido por ex-ministro de Lula adota novo cálculo e elogia combate à desnutrição

DE BRASÍLIA

Um total de 3,4 milhões de pessoas passam fome no Brasil --1,7% da população--, de acordo com balanço da FAO (braço da ONU para agricultura e alimentação).

Os dados sobre insegurança alimentar no mundo foram divulgados na terça (16) pelo órgão, que tem como diretor-geral desde 2011 José Graziano, ex-ministro do governo Lula e um dos mentores do programa Fome Zero, implantado na gestão petista.

Eles passaram a incluir uma mudança de metodologia para calcular as pessoas que passam fome. Agora, a alimentação feita fora de casa também é considerada --como as refeições servidas em restaurantes populares e a merenda escolar de 43 milhões de crianças e jovens.

Pelo critério anterior, a fome atingia 7% da população do Brasil em 2013 --aplicando a nova metodologia, esse percentual seria de 1,8%.

No relatório, a FAO elogia o Brasil e afirma que o programa Fome Zero foi o "primeiro passo que traduziu a decisão de combater a fome em ação".

Lançado em 2003, o Fome Zero fornecia um cartão-alimentação à população pobre. Essa lógica foi criticada por especialistas porque a família não poderia utilizar os recursos para outros fins. Aos poucos, ele acabou substituído pelo Bolsa Família.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página