Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Entrevista - Eduardo Suplicy

Se Pelé ainda jogasse bem, você iria se desfazer dele?

SENADOR AFIRMA QUE SEMPRE AJUDOU SÃO PAULO E PROMETE CUMPRIR 8 ANOS DE MANDATO

MÁRCIO FALCÃO DE SÃO PAULO

Após 24 anos representando São Paulo no Senado, Eduardo Suplicy (PT) considera sua atividade na Casa digna de Pelé. "Se você fosse técnico e Pelé estivesse jogando muito bem, você iria se desfazer dele?", pergunta.

O petista diz merecer um quarto mandato por sua atuação em embates tensos sobre ICMS, reforma política e descriminalização das drogas.

Cortejado pela presidenciável Marina Silva (PSB), Suplicy se compromete, caso reeleito, a cumprir todo o mandato de oito anos.

-

Folha - O PT enfrenta alta rejeição entre o eleitorado paulista. Qual é o problema?
Eduardo Suplicy - Eu tenho a convicção de que até 5 de outubro o PT vai melhorar seu desempenho e vai chegar vitorioso em São Paulo. Nós, no PT, não somos perfeitos. Cometemos erros, mas estamos procurando corrigir. O importante é que o partido possa sempre tomar providências para evitar erros que cometemos e que contribuíram para que houvesse esse desgaste.

Gilberto Kassab (PSD) disse que nos últimos 30 anos São Paulo não teve bons negociadores no Senado.
Eu acho que ele está muito mal informado. Se Kassab quiser saber melhor, ele pode se informar com o governador Geraldo Alckmin e com o secretário de Fazenda Andrea Calabi porque, em todas as votações de matérias relativas ao ICMS, ao Fundo de Participação dos Estados, em todas as ocasiões atuei de maneira entrosada com a Secretaria da Fazenda. Se não tivesse havido a minha ação, na Comissão de Assuntos Econômicos haveria aprovação de projetos prejudiciais para o Estado de São Paulo.

Mas não é importante oxigenar o Legislativo?
Se você fosse técnico de um time e Pelé, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Romário estivessem jogando muito bem, você iria se desfazer desses jogadores? São três institutos que mostram que eu sou considerado dentre os melhores senadores e, por causa disso, por consenso, o PT resolveu me indicar novamente.

O sr. é cortejado por Marina. Faria parte do governo dela?
Quero afirmar que meu compromisso é de ser um senador pelos próximos 8 anos.

É uma provocação a Serra?
É natural que as pessoas perguntem se ele vai ser senador por oito anos, uma vez que nas ocasiões que assumiu cargos tem sido frequente ter aceitado ser ministro ou candidato a outros postos.

Redução da maioridade penal: o senhor é contra?
Eu sou contra a redução da maioridade penal porque acho que temos que dar muita atenção aos motivos que levam a criminalidade de adolescentes. Acredito que através da garantia de uma renda para todos, de medidas educativas e penas alternativas terá muito melhor condição de diminuir a criminalidade.

O senhor é a favor de suspender acordos de cooperação e financeiros com países vizinhos para combater o tráfico?
Acho que não é este o caminho. Acho que o melhor seria ouvir o presidente Fernando Henrique Cardoso, que tem estudado este tema de forma mais aprofundada e que chegou à conclusão que a criminalização das drogas tem levado a mais adversidades e maior criminalidade. Melhor será se nós viéssemos a estudar a experiência instituída pelo presidente do Uruguai, José Mujica, que está dando novo tratamento à maconha.

Defende a descriminalização de outras drogas?
Devemos estudar com muita atenção as recomendações desta comissão de ex-presidentes e estudiosos. Estou aberto para a possibilidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página