Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeita de Natal é afastada do cargo por suspeita de fraudes em licitações

Promotoria cita indícios de envolvimento de Micarla de Sousa (PV) em desvios de recursos da saúde

Tribunal de Justiça do RN também determinou a posse do vice, Edvan Martins (PP); cerimônia está marcada para hoje

RENATA MOURA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM NATAL

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o afastamento imediato do cargo da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), por suspeita de participação em fraudes em licitações.

A decisão, em caráter liminar (provisório), foi tomada anteontem pelo desembargador Amaury Moura e atende a um pedido do Ministério Público do dia 11 passada.

O MP fala em "fortes indícios" de envolvimento da prefeita em fraudes na qualificação e seleção de organizações sociais para gestão de unidades de saúde na cidade.

Material colhido durante a chamada Operação Assepsia, em junho, teriam revelado indícios de participação de Micarla, segundo a Promotoria. Nove pessoas foram presas na ocasião, entre elas um procurador municipal, um ex-secretário da Saúde e o secretário de Planejamento.

Segundo o MP, entidades contratadas pela prefeitura inseriam despesas fictícias nas prestações de contas entregues à Secretaria Municipal da Saúde, como forma de desviar recursos públicos.

Os contratos suspeitos, já anulados pela Justiça, somam cerca de R$ 26 milhões.

O desembargador mandou notificar o presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins (PV), para que dê posse ao atual vice-prefeito, Paulinho Freire (PP).

A posse de Freire, que estava ontem no Rio de Janeiro, está marcada para hoje. "Queremos fazer uma coisa informal e rápida, para começarmos a agir", disse ele.

O afastamento de Micarla marca o fim de uma gestão conturbada, que resultou num índice de 92% de rejeição -o maior entre os prefeitos de capitais, pelo Ibope.

Em 2011, a prefeitura enfrentou uma série de protestos de estudantes e movimentos populares. Manifestantes chegaram a ocupar a Câmara pedindo sua saída.

Jornalista, apresentadora de TV e dona da TV Ponta Negra, afiliada local do SBT, Micarla foi eleita no primeiro turno de 2008. Antes, havia sido deputada estadual e vice-prefeita na primeira gestão do agora prefeito eleito Carlos Eduardo Alves (PDT).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página