Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

TCU deverá investigar pagamento do IR pelo Senado

Presidente do órgão diz que pode fazer diligência

DE BRASÍLIA

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, disse ontem que o órgão deve investigar o pagamento pelo Senado do imposto de renda não recolhido sobre os 14º e 15º salários dos parlamentares.

Zymler afirmou que o tribunal não precisa ser "provocado por fonte externa" para dar início às investigações, mas espera que o caso seja solucionado no âmbito da Receita Federal.

"Estamos primeiro observando a situação no âmbito da Receita. Poderemos realizar alguma diligência, alguma inspeção no sentido de pedido de esclarecimento da situação", afirmou.

Na terça-feira passada, o Senado decidiu custear as dívidas dos 81 senadores com a Receita, decorrente do imposto não recolhido sobre os salários extras que os parlamentares recebem anualmente. Senadores que quiserem pagar a dívida do próprio bolso devem informar a Casa até o dia de hoje.

O desgaste da decisão levou um grupo de congressistas a pressionar a cúpula da instituição a listar quem vai bancar o pagamento. Alguns senadores se anteciparam e quitaram os débitos.

Zymler evitou comentar o mérito da decisão, mas disse que o tribunal está "atento" à questão uma vez que "qualquer destinação de recursos públicos para pagamento de despesas" interessa o tribunal. O Senado prometeu revelar o valor do débito com a Receita na segunda-feira.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página