Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Veto à distribuição dos royalties vai a voto no Congresso

Sarney promete começar na 3ª processo que pode levar à derrubada da decisão da presidente Dilma

Senador cedeu à pressão de políticos de Estados não produtores de petróleo, que são contrários ao veto

DE BRASÍLIA DO RIO

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), prometeu iniciar o processo que pode levar o Congresso a votar o veto da presidente Dilma Rousseff à distribuição de royalties do petróleo.

Após pressão de congressistas de Estados não produtores de petróleo, que são contrários ao veto, Sarney marcou para terça-feira a votação que decidirá se a questão deve ser considerada urgente. Com isso, ela furaria a fila dos 3.060 vetos presidenciais que aguardam análise.

A medida de Dilma impediu uma distribuição mais igualitária das receitas de exploração do petróleo em áreas já licitadas.

Os Estados não produtores têm maioria no Legislativo para derrubar o veto, contra Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo -que, como produtores, se beneficiam da decisão de Dilma.

Pelo regimento do Congresso, o veto pode ser votado no mesmo dia em que os parlamentares aprovarem o caráter de urgência. O acordo fechado com Sarney, porém, prevê a votação, que é secreta, em outra data.

Para que um veto presidencial seja derrubado é necessário o voto de pelo menos 41 dos 81 senadores e 257 dos 513 deputados.

EDUCAÇÃO

Enquanto governadores e prefeitos pleiteiam o uso dos royalties das novas áreas de petróleo em projetos de "conhecimento", Dilma insiste que os recursos sejam usados na educação básica.

A presidente afirmou ontem que destinou as receitas do petróleo para serem usados em creches, alfabetização em idade certa e educação em tempo integral.

"Não tem tecnologia, ciência, inovação sem educação de qualidade nesse país", disse Dilma a uma plateia de empresários durante encontro com industriais em Brasília.

RECADO

A fala de Dilma foi interpretada como um recado aos deputados e senadores que planejam alterar o texto da medida provisória editada depois dos vetos e que destina para a educação 100% dos royalties de novas áreas do petróleo, além de 50% do Fundo Social, uma espécie de poupança dos recursos do pré-sal. O texto já está em vigor, mas, para virar lei, precisa ser aprovado pelo Congresso em 60 dias.

No discurso, Dilma afirmou que "nenhum país chegou a ser competitivo e desenvolvido sem estar ancorado na educação". "Nada que gastarmos em educação é gasto, tudo é investimento para o presente e poupança do futuro."

No Rio, o governador Sérgio Cabral (PMDB), um dos que tentam manter o veto presidencial, afirmou que "vai prevalecer a tranquilidade" na discussão do tema.

Governadores de 24 Estados se articulam para derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff na lei que redistribui os recursos de blocos já licitados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página