Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Valério vai ser intimado por MP de Santo André

DE SÃO PAULO

O Ministério Público de Santo André (SP) vai intimar o empresário Marcos Valério para que ele confirme ou não trechos do depoimento dado à Procuradoria-Geral da República em que afirma que o ex-presidente Lula foi extorquido por um empresário da cidade, Ronan Maria Pinto, e que o dinheiro foi usado na compra do "Diário do Grande ABC".

Valério afirmou, segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", que o PT pediu a ele R$ 6 milhões para que Maria Pinto parasse de chantagear Lula, o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e o ministro Gilberto Carvalho.

O que intrigou o promotor de Justiça Roberto Wider Filho foi que o valor citado por Valério, R$ 6 milhões, é o mesmo da proposta recebida em março de 2003 pela família Pelosi pelo jornal, que hoje é de Maria Pinto. Um depoimento que fala da oferta faz parte de outro inquérito.

A suposta chantagem ao grupo político de Lula estaria ligada ao assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), em 2002.

Sem dizer claramente qual a razão da extorsão, Valério afirmou que, pressionado por Maria Pinto, Lula recorreu ao pecuarista José Carlos Bumlai, um amigo próximo do ex-presidente. Ele teria obtido um empréstimo do Banco Schahin, que supostamente foi repassado a Maria Pinto e depois usado na negociação do jornal.

A Folha procurou o advogado de Bumlai, mas não houve resposta.

Por meio de sua assessoria, Maria Pinto negou em nota conhecer Bumlai ou Valério e também que está à disposição da Promotoria.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página