Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aumenta a percepção de corrupção no governo

Para 69% dos brasileiros, há casos de irregularidades na gestão Dilma

Na avaliação da população, desvios na era Lula foram quase tão frequentes como no período de Collor

DE BRASÍLIA

Aumentou entre os brasileiros a percepção de que há corrupção no governo de Dilma Rousseff, segundo pesquisa Datafolha realizada na quinta-feira em todo o país.

Em agosto, a soma dos que achavam que havia casos de corrupção na administração dilmista era de 64%. Agora, o percentual foi a 69%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

O número de pessoas que dizem não haver corrupção no atual governo federal também teve uma queda brusca de agosto para cá. Eram 34% e agora são apenas 20%.

Há relação direta entre o aumento da percepção de corrupção no governo com a forma como se avalia o desempenho de Dilma no combate a esse problema.

Em janeiro deste ano, segundo o Datafolha, a política de prevenção à corrupção de Dilma era ótima, boa ou regular para 56% dos entrevistados. Hoje, o percentual recuou para 51%. Os que achavam péssimo o desempenho da presidente nessa área eram 40%. Agora, são 44%.

Mas quando se compara o governo Dilma a todos os outros pós-ditadura militar (1964-1985), a petista não está muito diferente. Os 69% que hoje acham que há corrupção na administração federal ficam perto dos 68% que têm a mesma impressão sobre o período de José Sarney no Planalto (1985-1990).

O percentual de percepção de corrupção a respeito do governo de Fernando Collor (1990-1992) é o mais alto, segundo o Datafolha, atingindo 79%. Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) está próximo, com 77%. A administração considerada menos corrupta pelos brasileiros foi a de Itamar Franco (1992-1994), com apenas 59%. Os anos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) recebem 73%.

É importante registrar que a pesquisa do Datafolha se refere à percepção das pessoas sobre a ocorrência de corrupção -o que não significa que de fato exista como respondem os entrevistados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página