Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Confiança no STF sobe em meio ao mensalão

Partidos e imprensa perdem credibilidade

DE SÃO PAULO

A confiança dos brasileiros no STF (Supremo Tribunal Federal) cresceu durante o julgamento do mensalão. A mais alta corte do país foi a única instituição que obteve aumento no grau de confiança da população nos últimos quatro meses, segundo a pesquisa Datafolha.

No levantamento realizado em agosto, 67% dos entrevistados disseram confiar no Supremo. Em dezembro, foram 70%.

O índice dos que responderam que "confiam muito" no STF aumentou cinco pontos percentuais (de 16% para 21%). Na mesma proporção, houve queda de dois pontos nos que dizem confiar "um pouco" e de três pontos nos que "não confiam" na corte.

O julgamento do mensalão, que condenou a prisão de políticos como o ex-ministro José Dirceu, colocou o STF em evidência no intervalo entre as duas pesquisas.

As maiores quedas no grau de confiança foram registradas pelos partidos políticos (11 pontos) e pela imprensa (dez pontos). Os meios de comunicação, no entanto, obtiveram 72% de respostas positivas, enquanto os partidos têm apenas 37%.

A instituição que goza de maior credibilidade entre os brasileiros é a Presidência da República, com 81% de respostas positivas. Em agosto, eram 85%. Já o Congresso Nacional conta com a confiança de 43% dos entrevistados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página