Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novo presidente da OAB-SP quer 'CNJ estadual'

Marcos da Costa assume e defende órgão de controle externo sobre Judiciário de SP

DE SÃO PAULO

Marcos da Costa assumiu a presidência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo defendendo a criação de um órgão estadual para realizar um controle externo sobre o Judiciário paulista, nos moldes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Criado pela emenda à Constituição da Reforma do Judiciário, o CNJ realiza a fiscalização administrativa e disciplinar dos órgãos da Justiça do país e é composto por representantes de diversos setores da sociedade civil.

Intitulado "Conselho Estadual de Justiça", o novo órgão serviria "de palco para discutir a gestão da Justiça de São Paulo", segundo o novo presidente da OAB.

O advogado afirmou que a entidade vai elaborar um projeto a ser encaminhado à Assembleia Legislativa para fazer uma alteração na Constituição estadual, criando o novo conselho no Estado.

A proposta de Costa é feita em um momento de impasse entre a OAB e o Tribunal de Justiça de São Paulo.

No fim de 2012, o tribunal determinou que as petições no fórum central da capital fossem entregues obrigatoriamente por meio eletrônico.

A OAB afirmou que a advocacia não estava preparada para a mudança e recorreu ao CNJ. A implantação da medida foi então prorrogada para o início de fevereiro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página