Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Oposição critica presença de venezuelano em evento do PT

DE BRASÍLIA

A oposição considera grave a participação do embaixador da Venezuela, Maximilien Averláiz, em evento do PT realizado anteontem em apoio ao ex-ministro José Dirceu no qual foram feitas críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal) por ter condenado o petista no esquema do mensalão. A crítica foi divulgada em nota, ontem.

No comunicado, PSDB, PPS e DEM pedem explicações ao "chanceler brasileiro Antônio Patriota sobre a omissão do governo da presidente Dilma Rousseff diante de um episódio de tamanha gravidade."

Averláiz acompanhou o evento e sua presença foi anunciada pelo presidente do PT no Distrito Federal, deputado Roberto Policarpo. O embaixador não discursou.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) também fez um pedido de convocação do chanceler brasileiro na Mesa Diretora do Senado. Como as comissões da Câmara e do Senado ainda não foram instaladas na nova Legislatura, a oposição defende que o ministro seja ouvido no plenário.

"O presidente Hugo Chávez mandou seu emissário para dar apoio aos mensaleiros condenados no STF e rasgou a convenção de Viena. É uma afronta ao Supremo a contestação de sua decisão, ofende a soberania do país", declarou o senador tucano.

Em nota, Arveláiz chamou o comunicado da oposição de "absolutamente despropositado" e "tentativa imprópria de usar um país irmão para disputas políticas internas".

MENSALÃO

No evento, José Dirceu estimulou a militância a defender os petistas condenados no julgamento do mensalão da mesma forma que defende o governo da presidente Dilma e acusou o Supremo de ter agido politicamente ao julgar o caso em ano eleitoral.

Para Dirceu, está em curso um projeto "da direita" para derrotar o PT.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página