Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após acordo, Câmara deve tentar votar reforma política em abril

DE BRASÍLIA

Após acordo entre o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e líderes partidários, uma nova tentativa de se votar a reforma política deverá ser feita no início de abril.

Na ocasião, os deputados deverão apresentar as sugestões de propostas para serem colocadas em votação no plenário. Um dos projetos que será debatido é o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), que cria barreiras para o nascimento de novos partidos.

A proposta altera as regras atuais e determina que uma nova legenda só terá direito a recursos do fundo partidário e tempo de TV só após a realização de eleições para a Câmara. Se aprovado, o projeto atinge diretamente o Rede, partido que a ex-ministra Marina Silva está criando.

Um dos textos também previstos para serem discutidos é o relatório do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) que desde o ano passado não encontra consenso entre os principais partidos.

Entre as propostas do deputado petista está o financiamento público de campanhas e o voto em lista.

Para que as novas regras eleitorais tenham efeito nas próximas eleições de 2014, elas precisam ser aprovadas até outubro deste ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página