Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Memória

Bebê já ficou 'preso' com a mãe em Tambaú

DE RIBEIRÃO PRETO

Assim como tantos bebês brasileiros, Ruan Pablo nasceu em uma maternidade pública, em 6 de julho de 2010 -a Santa Casa de Tambaú. Ao contrário de outros recém-nascidos, porém, ele deixou o hospital e foi para a cadeia.

A mãe, Tatiane Januário, então com 24 anos, estava detida na unidade, na época lotada. Eram 37 mulheres em um espaço para 20.

No dia 14 daquele mês, quando a Folha esteve na cadeia, o bebê seguia "preso" com a mãe. O caso teve repercussão nacional. Dias depois, mãe e bebê foram transferidos para uma ala própria na penitenciária feminina da capital.

Apesar do destaque ao caso, o atual delegado da cadeia de Tambaú, José Guilherme de Camargo, disse que é relativamente comum presas ficarem com o bebê nas celas por alguns dias após o parto.

A cadeia foi interditada em 2012 para reformas, por determinação da Justiça. Na época, abrigava cerca de 40 mulheres, o dobro da capacidade.

No fim do ano, diante da demanda, a Justiça autorizou que fossem utilizadas duas celas, com capacidade para dez vagas. Hoje, o local abriga quatro presas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página