Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para agilizar socorro, bombeiros de Franca criam moto-resgate

Serviço sobre duas rodas é implantado para 'driblar' trânsito ruim durante atendimentos de emergência

Maior número de acidentes na cidade envolve motociclistas; no ano passado, foram 70% das ocorrências

DE RIBEIRÃO PRETO

O Corpo de Bombeiros de Franca conta desde o início deste mês com um serviço que dá mais agilidade e rapidez ao atendimento de ocorrências: o moto-resgate.

O objetivo, segundo o comando da corporação, é "driblar" o trânsito, evitar congestionamentos e dar uma resposta rápida aos chamados, sobretudo em acidentes.

Com o uso das motos, os bombeiros reduzem o tempo de atendimento até pela metade. Se a ambulância demora dez minutos, a moto chega em cinco, o que pode garantir o salvamento de vidas.

Quatro motos ficam à disposição de oito bombeiros para serem usadas em diversos tipos de solicitações.

O serviço foi implantado pelo Corpo de Bombeiros pela primeira vez na capital paulista, em 2000, em razão do trânsito pesado.

Ao longo dos anos, foi estendido para outros municípios do interior, em cidades cujo trânsito também piorou.

Segundo o tenente-coronel Jovelino Barbosa Lima Filho, comandante do 9º Grupamento de Bombeiros, Franca é a segunda cidade da região a contar com o moto-resgate --a primeira foi Ribeirão Preto, ainda em 2003.

Os atendimentos ocorrem sempre em dupla. Cada bombeiro sai em uma moto e ambos levam extintores, bolsas de primeiros socorros, desfibrilador (aparelho utilizado para restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco) e cilindro de oxigênio portátil.

O comandante afirma que o principal problema da cidade são os acidentes envolvendo motos. No ano passado, Franca registrou 2.123 ocorrências no trânsito. Desse total, 1.478, ou seja, 70%, tiveram motociclistas envolvidos.

"A cidade tem muitos trabalhadores nas indústrias de calçados e que usam motos. Vão e retornam do trabalho praticamente no mesmo horário, de manhã e à tarde. O trânsito vira um caos", diz.

MAIOR RAPIDEZ

Ele afirma que, em caso de acidentes, os bombeiros de motos chegam ao local fazendo uma sinalização mais rápida e permitindo a prestação de socorro mais ágil.

Lima Filho ressalta que os bombeiros estão em constante contato com a prefeitura para identificar os pontos mais críticos do trânsito e promover mudanças com intuito de diminuir os acidentes.

Ele diz que o governo do Estado estuda a possibilidade de implantar a unidade também em Araraquara. "É um município em potencial para receber esse serviço."

Os bombeiros do programa fazem um treinamento específico. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, já que o trânsito permite uma circulação mais rápida de ambulâncias aos finais de semana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página