Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Não tenho de dar satisfação a secretário, diz vice-prefeito

Também à frente da Infraestrutura, Marinho mantém demissão de servidora

Declaração foi dada após secretário da Saúde questionar exoneração da ex-chefe do Centro de Controle de Zoonoses

DANIELA SANTOS DE RIBEIRÃO PRETO

"A demissão da funcionária foi decisão de governo. Não devo satisfação ao secretário", disse ontem o vice-prefeito de Ribeirão Preto, Marinho Sampaio (PMDB).

A declaração foi dada à Folha como resposta à reivindicação do secretário da Saúde, Stenio Miranda, que pede explicações sobre a exoneração da chefe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Ana Lúcia Baldan, publicada no último dia 23 no "Diário Oficial" do município.

Marinho, que também é secretário da Infraestrutura, responde interinamente pelo Executivo durante o afastamento médico da prefeita Dárcy Vera (PSD).

Ele disse que não vai voltar atrás na decisão, mas não quis apontar os motivos que levaram à demissão da veterinária, que comandava a zoonoses desde fevereiro.

'PERSEGUIÇÃO POLÍTICA'

Baldan afirmou que foi demitida por não concordar com a interferência da vereadora governista Viviane Alexandre (MD), militante de defesa dos animais, no CCZ.

Segundo a veterinária, foi a parlamentar --e não um integrante da prefeitura-- que a convidou para assumir o cargo na departamento de zoonoses, órgão submetido à Secretaria da Saúde.

Baldan disse ainda que a própria vereadora a comunicou da demissão no dia 22, antes de a exoneração ser publicada do "Diário Oficial".

Segundo a ex-chefe do CCZ, Viviane queria se promover com ações do setor de zoonoses, mesmo sem ter participação nenhuma delas.

A parlamentar nega a interferência no CCZ e diz que nomeações e demissões de cargos da prefeitura são atribuições exclusivas da administração municipal.

Já o vice-prefeito também negou qualquer tipo de interferência da vereadora na decisão do governo. "Não existe isso. O Legislativo não manda no Executivo", disse.

Marinho já nomeou a substituta de Baldan, a bióloga Stefania Dallas Garcia de Brito Almeida --servidora de carreira há mais de 20 anos.

Miranda disse que ainda não conversou com Marinho sobre a exoneração da ex-chefe do CCZ. Segundo ele, na semana passada, antes da publicação da demissão, o secretário de Governo, Jamil Lopes de Albuquerque, o procurou para discutir o assunto. "Me posicionei contrário à saída de Baldan. Ela fazia um ótimo trabalho."

Miranda também admite que não conhece a nova chefe da zoonoses.

Segundo o vice-prefeito, com a experiência que Stefania tem na prefeitura, o trabalho dela na CCZ também será "ótimo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página