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Usuários perdem 27 postos de recarga para transporte
Sem os pontos, passageiros de Ribeirão chegam a pagar mais caro pelas viagens
Redução de locais que carregam cartão é registrada enquanto a prefeitura estuda retirar o dinheiro dos ônibus
Enquanto a Prefeitura de Ribeirão Preto estuda projetos para retirar o dinheiro dos ônibus, usuários do transporte público já perderam ao menos 27 pontos de recarga espalhados pela cidade.
O número representa mais de 10% em relação aos 250 postos que a prefeitura diz existir no município.
O problema ocorre por uma falta de acordo entre comerciantes que têm as máquinas de recarga e o Pró-Urbano, consórcio que opera o transporte coletivo na cidade.
A falta de equipamentos prejudica os usuários que buscam os postos. A situação é pior para quem faz a integração, já que, com a falta de créditos no cartão, essas pessoas são obrigadas a pagar em dinheiro e, com isso, os bilhetes saem mais caros.
A funcionária pública Márcia Helena Sabbag, 56, é uma das usuárias prejudicadas. Ela recarregava o cartão em uma drogaria no centro --perto de onde trabalha. No entanto, há duas semanas buscou pelo serviço e não o encontrou. Procurou outro local, sem sucesso. "A população sempre sofre. As pessoas que trabalham tinham que contar com esse serviço fora do horário comercial."
Uma lanchonete localizada em frente ao terminal da catedral deixou de oferecer o serviço há três meses. O ponto estratégico facilitava a vida de usuários como o agente de segurança Wando Augusto Zanella, 55.
O comerciante Jorcelino Júnior de Oliveira, 26, disse que houve diminuição da comissão de venda oferecida pela empresa Pró-Urbano --caiu de 3% para 0,6%. Já farmacêutico Jacson Luís Zanin, 38, afirmou que, além da diminuição na comissão, há muita burocracia. "Eu tinha que ir ao banco todos os dias para depositar o dinheiro que entrava [com a recarga]."
Zanin disse que solicitou o cancelamento do cadastro e a retirada da máquina de seu estabelecimento há pelo menos dois meses.