Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

São Carlos planeja trocar a numeração de todos os imóveis

Proposta ainda em discussão é incluir o número da região e a distância do imóvel em relação ao início da rua

Corpo de Bombeiros, PM, Correios, CPFL e outras instituições vão participar do debate para a alteração

LUIS FERNANDO WILTEMBURG COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de São Carlos planeja padronizar a numeração de todos os imóveis da cidade. Hoje, os números não seguem uma regra e, segundo a administração, dificultam a localização de residências e imóveis comerciais.

O objetivo é facilitar o trabalho de prestadores de serviços e até da própria prefeitura, que tem dificuldades em entregar, por exemplo, os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

A proposta é que a numeração seja feita com base no dígito que identifica a região do município --segundo divisão da prefeitura--, separado por um traço da distância, em metros, do início da via.

Porém, até que se torne realidade, a proposta deve passar por estudos e audiências públicas com instituições como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil, Câmara de Vereadores, Correios, CPFL e o cartório de registro de imóveis.

Segundo a administração do prefeito Paulo Altomani (PSDB), dos 107.110 carnês emitidos neste ano, 2.700 retornaram para a Secretaria de Fazenda por inconsistência no endereço do imóvel.

O atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também é prejudicado algumas vezes, segundo o chefe de Divisão Pré-Hospitalar Móvel da cidade, Ricardo Inneco Castro.

Ele conta que os motoristas do serviço passam por dificuldade devido à falta de sequência. "Às vezes, temos que ligar para o solicitante e pedir ponto de referência."

Segundo o chefe de gabinete da Secretaria de Habitação, Mauro Augusto Demarzo, a proposta de renumeração é justamente para evitar esse tipo de transtorno.

"Para isso, a população tem que nos informar onde estão as ruas mais complicadas." A reordenação será feita na cidade inteira, mas deve se iniciar pelas mais confusas, nos bairros mais distantes, diz Demarzo.

NUMERAÇÃO DUPLA

A proposta dele é adotar as duas numerações até que os registros sejam adequados e os antigos caiam em desuso.

Gerente de uma das lojas da rede de supermercados Jaú Serve, Paulo Edson Garcia também afirma que a numeração atual atrapalha.

Em média, a loja dele, que fica no centro de São Carlos, faz cerca de mil entregas em domicílio por mês. "[A numeração fora de sequência] Atrapalha muito, mas principalmente quando o motorista é novo", diz o gerente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página